quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ler e escrever na cultura digital - Andrea Cecilia Ramal

..."vejo o papel do professor decisivo nos três eixos de conteúdos curriculares: nos conteúdos conceituais, como arquiteto cognitivo, responsável por traçar as estratégias e definir os métodos mais adequados para que o aluno chegue a uma construção ativa do conhecimento; nos conteúdos procedimentais, como dinamizador de grupos, ao ajudar os estudantes a descobrirem as formas pelas quais se chega ao saber, os processos mais eficazes e o diálogo possível entre as disciplinas, gerenciando uma sala de aula na qual os estudantes, com suas diversas competências, dialogam com respeito entre si e estabelecem parcerias produtivas; e nos conteúdos atitudinais, como educador, comprometendo-se com o desafio de estimular a consciência crítica para que todos os recursos desse novo mundo sejam utilizados a serviço da construção uma humanidade também nova, com base nos critérios de justiça social e respeito à dignidade humana (Ramal, 2000). Finalmente, creio que devemos pensar o que significa construir uma pedagogia intercultural. O prefixo inter indica ênfase nas trocas, nas conexões, no diálogo".

https://drive.google.com/file/d/0B-K_lhuXWkIPODZhYzg1YzItMDI1MS00MDU3LThmZGEtZGMzNjhjNzUxMzAx/view?usp=sharing

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