quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sobre as nossas terras filhos da Pátria

“A natureza fez tudo a nosso favor, nós, porém, pouco ou quase nada temos feito a favor da natureza. Nossas terras estão ermas e as poucas que temos roteado são mal cultivadas... nossas numerosas minas, por falta de trabalhadores ativos e instruídos, estão desconhecidas ou mal aproveitadas; nossas preciosas matas vão desaparecendo, vítimas do fogo e do machado destruidor, da ignorância e do egoísmo; nossos montes e encostas vão-se escalvando diariamente, e, com o andar do tempo, faltarão as chuvas fecundantes que favoreçam a vegetação e alimentem nossas fontes e rios, sem o que o nosso belo Brasil, em menos de dois séculos, ficará reduzido aos páramos e desertos da Lybia.
Virá, então, esse dia (dia terrível e fatal), em que a ultrajada natureza se ache vingada de tantos erros e crimes cometidos. Eis, pois... basta de dormir, é tempo de acordar do sono amortecido em que há séculos jazemos...”
Por incrível que pareça, esse texto foi escrito por José Bonifácio de Andrada e Silva em 1823, Brasil Imperial e sem imagens satélite! Rô.

Um comentário:

  1. Sabias palavras... Será que o Homem, realmente, esta intereçado em preservar a Natureza? A grande maioria sim, mas, infelizmente uma pequena parte que pensa estar sentado no topo do Mundo, não pensa desta forma, pensam sim, em encher a si proprio... encher o ego e por fim clamar aos quatros ventos o poder que pensam que tem... A natureza já esta dando sinais de cansaço... Espero de cada ser vivente, munidos de um pouco de sensatez, somados a outros dotados de grande carater, possa reverter essa situação do Mundo atual.

    ResponderExcluir