Loading...

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Uma breve reflexão sobre a atuação do professor-tutor no AVA.



A relação interpessoal entre professor e aluno é um tema muito importante e por isso bastante discutido entre os teóricos no ambiente presencial. Mas apesar da importância, não é a maioria os professores que pratica, no presencial, todas as recomendações de Vigotsk, Piaget, Freire, Lewin, Wallon entre outros. Já no ambiente virtual essas práticas terão maior peso no que tange ao desenvolvimento da turma, pois além de serem comprovadamente imprescindíveis devem adaptar-se às características de cada geração (x, y, z) e ainda estarão sujeitas a uma interpretação, ou seja, dependerão da escrita ou de símbolos, para terem o real significado e cumprirem seu precioso papel.
Diante deste cenário e para descrever de forma bem sucinta a melhor atuação do professor-tutor, eu começaria citando que a primeira competência para atuar na educação on-line seria a “docência”. Parece redundante, mas muitos professores se esqueceram do que é educar, o que é ser docente, então, um resgate dessa função, ou seja, a função de pesquisador, contextualizador da informação, mediador e facilitador da aprendizagem, já melhoraria muito o desempenho e o processo de adaptação neste novo ambiente. E agora sim outras competências são muito importantes e valem ser consideradas, a começar pela Hospitalidade: saber receber as pessoas no ambiente virtual, sabendo valorizar as diversidades socioculturais. O Suporte: o professor deve oferecer suporte no que diz respeito à utilização do ambiente e dos materiais didáticos, sanar as dúvidas, intervir e ajudar a resolver os conflitos, incentivar a reflexão, o estudo e a participação. A Mediação: O professor deve ter a competência de mediar, de promover a interação. E finalmente, e nem por isso menos importante: O aprender a aprender: O professor deve desenvolver o aluno na sua forma de aprender, levar o aluno a refletir sobre como ele aprende e como ele pode tirar proveito disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário